28Jul

Afinal o que são as gorduras saturadas nos azeites?

Certamente já se questionaram sobre a presença de gorduras saturadas no azeite e no porquê de se dizer que o azeite é das gorduras mais saudáveis que podemos consumir.

Pois bem, importa esclarecer que todos os azeites têm gorduras saturadas e, no que toca especificamente a estas gorduras, não existem diferença entre os azeites virgem e os virgem extra. É também de assinalar que todas as gorduras líquidas ou sólidas, vegetais ou animais, contêm gordura saturada e insaturada. Claro está, umas são melhores do que outras, muito pela quantidade de colesterol.

A gordura saturada promove o mau colesterol (LDL) enquanto a gordura insaturada promove o bom colesterol (HDL). Uma quantidade maior de gordura insaturada (LDL) (monoinsaturada e polinsaturada) promove a anulação do efeito do mau colesterol.

A vantagem do azeite sobre outras gorduras reside na baixa percentagem de gorduras saturadas (15%), face à elevada presença de gorduras insaturadas (85%). Para além disso, o azeite não contém colesterol nem as chamadas “gorduras trans”, ou seja, são as gorduras insaturadas que se transformam em saturadas no decorrer da operação industrial de hidrogenação, como acontece com a margarina. Para além disso, a hidrogenação promove uma alteração estrutural das moléculas químicas da gordura inicial. Por este motivo são designadas por ‘gorduras trans’. Apesar de provirem de gorduras vegetais naturais, o rearranjo estrutural induzido faz com que, para além de se comportarem como gordura saturada depositando-se nas paredes dos vasos sanguíneos, contribuam para a diminuição do bom colesterol.

Assim, o azeite virgem ou virgem extra constitui a gordura mais saudável porque:

  • É extraído directamente dum fruto apenas por processos mecânicos;
  • Não é sujeito a qualquer processo de refinação química ou física, como o azeite não virgem;
  • Possui um teor muito baixo de gordura saturada;
  • Possui um elevado teor de gordura mono e polinsaturada;
  • Não contém colesterol;
  • Não contém gordura trans;
  • Possui o perfil aromático do fruto original.

João Gomes

Leave a Comment

{ 1 trackback }